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O pensamento dualista é a energia dinâmica da mente.

Jamgon Kongtrul

Creation and Completion

A prática da yoga transformou profundamente a minha vida.

João Canário

Arquiteto

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Horários

Veja aqui o nosso quadro de horários. São diversas opções para você praticar e melhorar a sua saúde.

Ásanas

YOGAPOSTURAS ou POSIÇÕES

Na etapa prática, encontram-se os exercícios físicos, chamados posturas, poses ou posições (ásanas – literalmente, significa sentado, já que o início das práticas do yoga, primitivamente, era na posição sentada no solo). Elas são em número de 84 principais, 32 fundamentais, sete essenciais, sendo o número de variantes ou complementares 84.000.

Estas posturas são necessárias para manter e conservar o corpo físico em condições ideais, já que o mesmo serve como um templo, ou mesmo um estojo de proteção aos corpos sutis. A saúde física também é necessária para obtenção de um conhecimento superior e de um desenvolvimento profundo.

As posturas físicas dentro das práticas de yoga têm por finalidade o aprimoramento e o perfeito domínio do corpo físico, através de uma prática constante e natural, sempre coordenada e regida pela mente, pois só dessa forma se poderão atingir objetivos profundos e mais elevados, apesar das ásanas serem muito mais estática do que dinâmicas muito mais mentais do que física, têm efeitos mais profundos e duradouros, servindo ainda em casos específicos para sanar problemas a nível externo e interno do corpo físico. Elas visam ainda vitalidade, à calma e paciência.

As posturas ou exercícios supra físicos podem ser praticados por qualquer pessoa, de qualquer idade ou credo religioso, ou mesmo de qualquer filosofia. Apenas quanto à questão da idade deverá ser observada e respeitada a condição física e pessoal de cada um. Os exercícios servem ainda como base prática física inicial e constante para todos os outros ramos do yoga. Dentro do conceito da estrutura física, as posturas harmonizam as energias solares com as energias lunares, resultando disso um grande equilíbrio interior e psicofísico, conduzindo o praticante a um verdadeiro composto de perfeição entre corpo, mente e alma. O relaxamento completo também faz parte dessa prática através das posturas correspondentes.

Esse conjunto de técnicas deverá ser realizado com freqüência e seriedade, para assim se obter os seus mais profundos efeitos e resultados. O ambiente deverá ser tranqüilo, usando-se roupas adequadas e evitando-se a utilização de jóias, perfumes, cosméticos, etc. Se possível, a prática deve iniciar-se uma a duas horas antes ou após as refeições, pela manhã, ou então à noite. Deve-se respirar tão somente pelas narinas, com muita tranqüilidade e suavidade, e pela boca somente quando assim for orientado ou necessário.

É preciso, também muita sensibilidade e percepção durante as práticas. As mesmas, se bem conduzidas, refletem profundos efeitos físicos, mentais e psíquicos, conduzindo gradualmente a um de bem estar profundo. Nos quadros que se seguem, algumas posturas que podem ser desenvolvidas e praticadas, consideradas ideais para a prática da yoga. E lembre-se de que antes do início de cada prática, utiliza-se a saudação namaste, que significa: saúdo Deus em mim, e saúdo Deus em ti.

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