Close

O pensamento dualista é a energia dinâmica da mente.

Jamgon Kongtrul

Creation and Completion

A prática da yoga transformou profundamente a minha vida.

João Canário

Arquiteto

Nossa agenda

Horários

Veja aqui o nosso quadro de horários. São diversas opções para você praticar e melhorar a sua saúde.

Bijas – Mantras sementes

ue4f209a60Existem certos mantras, de uma única sílaba, que são extremamente potentes. Eles são conhecidos como mantras seminais, sem nenhuma conotação específica. Em sânscrito, são conhecidos como mantras bija e, na literatura védica, são abundantes os contos e lendas de seres que os praticaram e conquistaram elevados níveis de poder espiritual e material. No Rig Veda, por exemplo, o espírito da terra Kubera tornou-se o rei da prosperidade simplesmente por ter recitado alguns desses poderosos mantras seminais por um longo (sobrenaturalmente longo) período de tempo.

Diferentemente das palavras da fala corriqueira, os mantras bija são por si mesmos experiências de energia. Não são símbolos de outros objetos ou experiências do mundo. A palavra “cadeira” denota um objeto de quatro pernas, mas os mantras seminais não representam objetos e nem mesmo sentimentos. São como o perfume de uma flor ou o sabor de uma maça. Não existem palavras para definir essas experiências. As experiências é que definem as palavras.

Os principais mantras seminais (bijas)

Se você tem algum problema específico na sua vida, ou na meta material ou espiritual que deseja alcançar, escolha um som seminal que pareça representar a energia que você quer ter, mas que está lhe faltando. Trabalhe com esse mantra por um período de dez dias, repetindo-o o máximo de vezes possível. Além de repetí-lo o maior número de vezes possível, você deve também considerar a possibilidade de reservar de cinco a dez minutos duas vezes por dia para recitar o mantra de uma maneira concentrada como uma prática meditativa. Se você se der bem com a prática, continue por mais trinta dias. Então pare e espere para ver os resultados (se eles já não se revelaram durante a prática).

Shrim
Este som seminal feminino corresponde à energia da abundância em todas as suas formas, de acordo com o que expressa a palavra sanscrítica Lakshmi, personificação de uma deusa. Abundância espiritual, saúde, paz interior, riqueza material, amizada, amor dos filhos e familiares: Lakshmi é a fonte de tudo isso e o mantra Shrim é um meio poderoso de conquistar qualquer uma dessas formas de riqueza. A repetição do mantra Shrim dá a você a capacidade para atrair e conservar a abundãncia. De acordo com a doutrina védica, se você pronunciar Shrim cem vezes, tera sua riqueza multiplicada em cem vezes. Se repetir Shrim mil vezes ou um milhão de vezes, o resultado será da magnitude correspondente.

Eim
Este som seminal feminino rege os empreendimentos artísticos e científicos, a música e a aprendizagem. O nome dessa energia é Saraswati, um princípio feminino que num nível mais profundo rege o desenvolvimento e a manifestação do conhecimento espiritual. Ele é útil para se obter boa educação, memória e inteligência, talento musical e êxito dos empreendimentos espirituais. Muitos mestres do Himalaia adotaram Saraswati como parte de seus nomes espirituais.

Klim
Este mantra seminal para a energia da atração não é nem masculino nem feminino. Costuma-se usá-lo em combinação com outros mantras para atrair um objeto desejado. Para atrair riqueza, por exemplo, o mantra da abundância pode ser combinado com o som seminal Klim para formar o mantra Om Shrim Klim Maha Lakshmiyei Namaha.

idanewanimatedO Klim também pode ser usado como meditação. Encontre um lugar tranqüilo onde não seja perturbado e como sua prática meditativa acendendo uma vela ou uma vareta de incenso. Sente-se confortavelmente e direcione suavemente seus pensamentos para o objeto ou situação que você deseja atrair para sua vida. Ou vizualize-o como gostaria que isso ocorresse ou se manifestasse em sua vida. Enquanto faz isso, recite suavemente o mantra Klim. Recitando-o com essa intenção, você estará aumentando a energia de seu pensamento e atraindo mais energia para si mesmo.

Dum
Este mantra seminal é para invocar a energia da proteção, que também é considerada uma energia feminina. Se o medo é um problema para você, esse mantra invocará a proteção e o ajudará a reduzir o medo.

Para começar, simplesmente recite o mantra seminal Dum muitas vezes e toda vez que sentir necessidade de proteção. Você poderá recitá-lo enquanto realiza suas atividades diárias. Se, por alguma razão, a repetição de Dum se tornar incômoda, pare por um tempo e recomece mais tarde. Quando estiver completamente à vontade com a repetição do mantra Dum, amplie-o para Om Dum Durgayei Namaha. Isso significa “Om e saudações àquela que é bela para o buscador da verdade e horrenda para aqueles que injuriam os devotos da verdade”.

Krim
Este é o som seminal feminino da deusa hindu Kali, a deusa da criação e da destruição. O poderoso mantra kundalini Om Krim Kalikayei Namaha, que significa “Om e saudações para a energia feminina primordial”, produz um acúmulo de poder que pode começar perto da base da coluna ou na região genital. Se você usar esse mantra e descobrir que seu humor piora, pare imediatamente.

Lembre-se também do que comentamos sobre Klim, que o mantra Om Klim Kalikayei Namaha pode ser usado com efeito positivo. Como Klim é o som seminal correspondente à atração, ele também pode ser usado para atrair Kali ou qualquer um de seus princípios. De fato, alguns dos mantras apresentados incluem Klim como um de seus bijas ou mantras seminais.

Gum
Este é um som seminal masculino que invoca Ganapathi, uma energia do deus benévolo com cabeça de elefante Ganesha, que remove obstáculos e traz sucesso aos empreendimentos. Para remover obstáculos, repita o mantra seminal Gum por alguns dias até ficar à vontade com ele. Então passe para o mantra Om Gum Ganapatayei Namaha, que significa “Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gum é o som seminal”.

Haum
Este é o som seminal que corresponde à sede da consciência transcedental, uma energia masculina manifesta no deus hindu Shiva, que é a personificação da consciência.

Kshraum
Este som seminal masculino é de Narasimha, uma das manifestações do deus Vishnu. Narasimha tem sido usado e invocado para livrar das situações negativas mais refratárias. Este som libera suas próprias energias reprimidas. Ao meditar sobre Kshraum, visualiza o poder oculto torrnando-se acessível a você. Kshraum é também um som seminal capaz de destruir poderes demoníacos aparentemente indestrutíveis.

Hrim
Este mantra seminal para se ver através da ilusão da realidade cotidiana. De acordo com várias tradições, Hrim pode ser tanto masculino como feminino. Pode-se encontrar esse mantra seminal nas práticas védicas e budistas tibetanas como parte de mantras mais longos.

A simples recitação espiritual deste mantra seminal feita com devoção e intensidade fará com que o buscador espiritual obtenha clareza com respeito à realidade deste universo. Todas as ilusões serão desfeitas. O nome dessa energia feminina é Mahamaya, que é acessível através de um centro de energia situado logo abaixo do chakra do coração. Essa energia existe dentro de cada um de nós, mas não é parte da realidade. Os esotéricos referem-se a ela como chama tripla. Adeptos de práticas védicas clássicas costumam chamá-la de chama de Narayama, ou “aquele que deu origem a todo esse cosmos”.

Essa chama pode manifestar coisas materiais, bem como proporcionar-lhe discernimento deste plano de existência. Seu combustível é a devoção. Também, está escrito nos textos espirituais antigos que essa chama pode colocar você em contato com os planos superiores habitados por seres mais elevados. Se você é um profundo devoto de um determinado mestre espiritual que viveu um dia, ou de uma determinada tradição, essa chama pode de fato manifestar uma semelhança com essa pessoas para você. Você pode usar o som seminal Hri ou Hrim como parte de outro mantra. Se você medita sobre o mantra Hrim Shrim Klim Parameshwari Swaha, a chama acabará revelando uma forma feminina, porque “Parameshwari” é o feminino Supremo. Mas se vizualiza, conforme ensinam os tibetanos, a sílaba Hri dentro dela e medita sobre o bodhisattva Manjushri, você acabará vendo uma figura masculina empunhando a espada do discernimento.

Mantras Bija para os chakras

Existem mantras bija de gênero neutro para ajudar a ativar cada um dos chakras e prepará-lo para lidar com a energia que é processada e usada em seu respectivo centro. Por exemplo, o som seminal Ram corresponde ao chakra do plexo solar vai regularizar o funcionamento de todos os órgãos relacionados à digestão.

Lam
É o som seminal do chakra Muladhara, localizado na base da coluna. Ele é regido pelo elemento terra e tem a qualidade do olfato. Quando um devoto medita sobre o som Lam, diz-se que surge uma fragrância mística como indício de progresso espiritual.

Vam
É o som seminal do Chakra Swadhisthana, localizado no centro genital. Seu elemento é a água e sua qualidade é o paladar. Ao recitar o bija Vam visualiza uma lua crescente sobre a água. A paciência começará a se manifestar, bem como um maior controle sobre o apetite e outros sentidos.

Ram
É o som seminal do Chakra Manipura, localizado no plexo solar. É regido pelo elemento fogo e sua qualidade é a forma. Concentre-se no Ram e você verá um fogo “amigável” que é parte de você. Quando essa energia é equilibrada, desaparecem os distúrbio estomacais e problemas digestivos.

Yam
É o som seminal do Chakra Anahata, situado no centro do coração. O elemento que o rege é o ar e sua qualidade predominante é o tato. Se você concentra-se no som Yam, o som seminal do elemento ar, você poderá ouvir música ou vozes de seres divinos. (como diz a Bíblia, se você encontrar espíritos, não deixe de testá-los) A prática deste mantra bija pode ajudar a aliviar muitos os sintomas de asmas e de outras doenças pulmonares.

Hum
É o som seminal do Chakra Vishuddha, situado na região da garganta. Seu elemento é o éter e sua qualidade o som. Quando você se concentra no Hum, os problemas da garganta são curados e fica fácil aprender outras línguas.

Om
É o som seminal correspondente ao Chakra Ajna, localizado no centro da terceira visão. As energias masculina e feminina encontram-se no centro da terceira visão. Portanto, este som seminal contém o Princípio da Unidade. Este mantra seminal está relacionado a uma qualidade de inteligência cósmica. Pela prática do Om, elimina-se as preocupações e a mente fica serena.

Cada mantra seminal tem um poder único que você mesmo terá de descobrir. Os modos como eles podem funcionar e manifestar-se para você são muito diferentes dos modos como funcionam para outros praticantes; isso é de se esperar em função das muitas e profundas diferenças kármicas pessoais. Seja receptivo a quaisquer imagens ou resultados que o mantra lhe proporcionar. Quaisquer mudanças que ocorram em sua vida podem conter o germe para a solução do problema ou o motivo pelo qual você deciciu praticar o mantra.